A Sarkis Engenharia Estrutural concluiu e entregou em Dezembro o projeto executivo de reforço e recuperação de patologias da Ponte Ayrton Senna, situada sobre o rio Paraná, localizada entre as cidades de Guaíra, no Paraná e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul.

Com 3,6 km de extensão é a segunda maior ponte fluvial do Brasil e é formada por quatro trechos, sendo eles:

Trecho 1 apresenta 30 vãos de 32 metros de distância, vencido cada vão por 4 vigas mistas (perfil de aço com laje de concreto incorporada).

Trecho 2 apresenta 24 vãos de 32 metros, vencido cada vão por 4 vigas de concreto protendido de altura variável.

Trecho 3 é formado por 2 vãos de 52 metros, vencidos cada vão por 6 vigas mistas (perfil de aço com laje de concreto incorporada).

Trecho 4 é formado por 41 vãos de 42 metros, vencido cada vão por 4 vigas de concreto protendido de altura constante.

Dos trechos apresentados, o projeto de reforço da ponte contemplou os Trechos 3 e 4, para atendimento das cargas e coeficientes de impacto das novas normas brasileiras.

Para o Trecho 3, foi projetado reforço das vigas de aço com chapas soldadas nas mesas inferiores, cover plates.

Já para o Trecho 4, a recuperação com protensão externa das vigas protendidas foi a alternativa mais viável.

A recuperação das patologias foi projetada com o uso de modernas técnicas envolvendo juntas termoplásticas e concreto submerso.