Reforço e Recuperação da Ponte Ayrton Senna
A Sarkis Engenharia Estrutural
concluiu e entregou em Dezembro o projeto executivo de reforço e recuperação de
patologias da Ponte Ayrton Senna, situada sobre o rio Paraná, localizada entre
as cidades de Guaíra, no Paraná e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul.
Com 3,6 km de extensão é a
segunda maior ponte fluvial do Brasil e é formada por quatro trechos, sendo
eles:
Trecho 1 apresenta 30 vãos de
32 metros de distância, vencido cada vão por 4 vigas mistas (perfil de aço com
laje de concreto incorporada).
Trecho 2 apresenta 24 vãos de
32 metros, vencido cada vão por 4 vigas de concreto protendido de altura
variável.
Trecho 3 é formado por 2 vãos
de 52 metros, vencidos cada vão por 6 vigas mistas (perfil de aço com laje de
concreto incorporada).
Trecho 4 é formado por 41 vãos
de 42 metros, vencido cada vão por 4 vigas de concreto protendido de altura
constante.
Dos trechos apresentados, o
projeto de reforço da ponte contemplou os Trechos 3 e 4, para atendimento das
cargas e coeficientes de impacto das novas normas brasileiras.
Para o Trecho 3, foi projetado
reforço das vigas de aço com chapas soldadas nas mesas inferiores, cover
plates.
Já para o Trecho 4, a recuperação
com protensão externa das vigas protendidas foi a alternativa mais viável.
A recuperação das
patologias foi projetada com o uso de modernas técnicas envolvendo juntas
termoplásticas e concreto submerso.